Placa legal: aplicativo permite consultar placas de veículos
Um aplicativo com sistema operacional Android, disponível em equipamentos móveis, irá auxiliar o trabalho das polícias na recuperação de veículos furtados ou roubados. O grande diferencial nesta ação é que a ferramenta tecnológica estará disponível para qualquer cidadão que tiver um aparelho com aplicativo que possibilita a consulta de placas de veículos. O serviço, chamado de Placa Legal, foi lançado nesta segunda-feira (06) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
A consulta também poderá ser realizada pelo site da Sesp. A iniciativa do Governo do Espírito Santo viabiliza a consulta dos dados para que a população possa colaborar com as ações de segurança e acionar as forças policiais sempre que houver necessidade.
“Com o Placa Legal, teremos ainda mais a participação do cidadão nas ações de segurança. O aplicativo irá permitir ao usuário verificar placas de veículos suspeitos e acionar a polícia em casos que haja restrição de furto e roubo ou, até mesmo, quando existirem dados incompatíveis onde há suspeita de placas clonadas, por exemplo”, explica o secretário de segurança pública, André Garcia
O aplicativo Placa Legal, para Android, na versão beta poderá ser baixado do Google Play, que é o repositório de aplicativos do Google. Para os demais dispositivos, também é possível fazer a consulta de placas no site da Sesp (https://www.sesp.es.gov.br), utilizando o navegador de internet. Basta clicar no banner “Placa Legal” e digitar a placa do veículo a ser consultado.
A consulta ao bando de dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) acontece instantaneamente. O acesso permite ao usuário saber se existe restrição de furto ou roubo do veículo.
A possibilidade de clonagem de placa também pode ser observada. Ao digitar a sequência de letras e números, com ou sem registro de furto ou roubo, aparecem também informações como marca/modelo/cor. Caso as características apontadas pelo sistema não confiram com o veículo cuja placa foi consultada, pode ser clonagem e o cidadão também por acionar a polícia pelo Ciodes 190.
Tecnologia
O aplicativo Placa Legal é gratuito e foi cedido à Sesp, pela Geocontrol, que idealizou e desenvolveu o serviço. A empresa Geocontrol é capixaba e especializada no desenvolvimento de hardwares e softwares para melhoria da segurança pública e mobilidade urbana. Também é da mesma empresa o Conecta, computador de bordo que funciona nas viaturas da Polícia Militar do Espírito Santo.
O sistema Conecta garante que os policiais façam de forma imediata a verificação de fichas criminais de pessoas suspeitas e consultas de placas de veículos. O serviço tem otimizado o trabalho da polícia que antes precisava acionar, via rádio, o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) para obter informações.
-------------------------------------------------------------------
Copa das Confederações: Convocação da Seleção brasileira (Rafael Ribeiro / CBF)
|
Luiz Felipe Scolari, o técnico na seleção brasileira de futebol, divulgou às 11:30 hs desta manhã desta terça-feira (14), os atletas convocados para defender o Brasil na Copa das Confederações Fifa 2013, que terá início de 15 a 30 de junho. A Grande surpresa foi a ausência dos jogadores Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG) e Kaká (Real Madrid). "Se não der certo, tenho que estar preparado para isso", afirmou Felipão sobre a decisão de deixar os jogadores de fora. Nas últimas convocações, nas quais os nomes dos atletas foram divulgados em um telão, dessa vez o próprio Felipão anunciou seus escolhidos para o torneio. Paralelamente ao anúncio, o perfil dos jogadores foi exibido em dois telões. | |
O evento ocorreu em um hotel, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Após a convocação, Felipão participou de uma entrevista coletiva de cerca de 30 minutos. "A partir de agora, criticando ou gostando, nós somos a seleção do Brasil. Se vocês são do Brasil, têm que incentivar quem está jogando para conquistarmos a quarta Copa das Confederações para o país", afirmou o técnico enviando uma mensagem ao torcedores. |
Netinho será transferido nesta quinta-feira dia 9 para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Segundo e empresário do cantor, Geraldo Magalhães, 0 "GG", ás 11:30 hs desta quinta-feira (9).
O empresário disse ainda que essa é uma decisão que estava sendo analisada há dois dias. O músico será transferido por uma UTI aérea. De acordo com a assessoria de imprensa do músico, o avião virá de São Paulo para buscar o artista. A transferência está prevista para o fim da tarde. Ainda de acordo com a assessoria, Netinho ficará sob os cuidados da equipe médica de Roberto Kalil.
O cantor Netinho está internado na UTI do Hospital Aliança desde o dia 24 de abril. O artista apresentou problemas vasculares no abdômen e precisou passar por cirurgia. No domingo (dia 5), ele deveria receber alta para um quarto na unidade de saúde, mas continuou na UTI por apresentar uma hemorragia no fígado.
O médico-cirurgião Jorge Bastos, que acompanha o artista, falou na manhã da quarta-feira (8) sobre o estado de saúde do paciente. "Inspira cuidado, mas é estável o quadro de saúde". O médico completou que o cantor ganhou peso porque retém líquido. Ele explicou que o ganho de peso é normal nesses casos. "Ele deve estar com o peso maior do que o dele, quando deu entrada na unidade de saúde". Sobre a recuperação, o médico diz que o artista terá uma vida normal, como tinha antes.
FONTE: G1